Tesouro em Vasos de Barro

Oleiro e o VasoTexto Base: II Coríntios 4:1-7

1 “Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos.” 2 “Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano nem torcemos a palavra de Deus. Pelo contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus.” 3 “Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto.” 4 “O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” 5 “Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por amor de Jesus.” 6 “Pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.” 7 “Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós.”

Este texto faz parte da 2a Epístola (ou Carta) de Paulo à igreja que se reunia em Corinto que era uma cidade da Grécia. Cheia de pecado e corrupção, destruída pelos romanos em 146 a.C. e reconstruída em 46 d.C. “Coríntio” era sinônimo de “imoral”, “depravado”. Em Corinto havia um templo dedicado ao culto de Afrodite, deusa do amor. Nesse templo havia mil prostitutas CULTUAIS, que atraíam adoradores de todo o mundo antigo. Em Corinto Paulo fundou uma igreja (#At 18.1-18) e é para esta igreja que ele escreve esta carta.

Se observarmos a vida de Paulo, ele era incrédulo em relação a Jesus e perseguia aqueles que seguiam “O Caminho” como eram conhecidos os seguidores de Cristo, talvez em alusão a afirmação de Jesus de ser “o Caminho, a Verdade e a Vida e ser a Única maneira dos homens chegarem a Deus” João 14:6 – No momento que Paulo teve um contato literal com a luz de Cristo ele ficou cego, se converteu e depois de 3 dias de jejum e oração teve sua visão restaurada pelo Espírito Santo através de Ananias e começou a dedicar a sua vida completamente a Deus, como Apóstolo de Jesus Cristo. Dedicando-se ao estudo das escrituras, testemunhando e depois sendo enviado como mensageiro aos judeus e aos gentios. Deus em visão disse a Ananias qual seria o ministério de Paulo em Atos 9:15,16 “Vai, porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.”

Significados da palavra ministério no dicionário:
:: substantivo masculino

  1. execução de uma tarefa, de uma obra; atividade, trabalho, mister.
    (sinônimos de mister: imperativo,imprescindível,indispensável,necessário,obrigatório,preciso,urgente)
  2. ocupação exercida por alguém; cargo, função, profissão.

O nosso ministério (ou missão), como cristãos, é anunciar a verdade da Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, de maneira que o evangelho de Cristo seja pregado sem conceitos humanos, sem astúcia e sem engano, devemos trabalhar para que a luz da glória de Cristo se manifeste, pois Ele é a imagem de Deus. A vontade de Deus é que todos se salvem: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16 – Mas é só pela nossa fé, pela graça e pela misericórdia de Deus que alcançamos essa benção.

As pessoas incrédulas não conseguem enxergar as verdades simples do evangelho, porque Satanás lhes cega o entendimento com as coisas deste mundo e elas não permitem que o Espírito Santo haja (e este é o pecado que não tem perdão), talvez por orgulho ou desinteresse em conhecer a verdade, por comodismo ou mesmo pela escravidão do pecado.

Só o Espírito Santo pode abrir os olhos das pessoas para entender o evangelho e alcançarem a Salvação. É Ele quem nos “convence do pecado, da justiça e do juízo” João 16:8 – E é “Ele (o Espírito Santo) quem testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” Romanos 8:16, por isso que as pessoas que se arrependem dos seus pecados e creem em Jesus o recebendo como Senhor, Salvador são selados com o Espírito Santo, justificados e experimentam uma nova vida e encontram forças para enfrentar as adversidades da vida sem desfalecer ou desanimar, prosseguindo na caminhada cristã, o próprio Jesus disse: “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” João 16:33. Este é o exemplo do Apóstolo Paulo. Filipenses 4:11-13 “Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece.” Ou seja a Paz que Cristo dá excede todo o entendimento e independe das circunstâncias.

Ninguém precisa ser teólogo para entender as verdades simples das escrituras, principalmente aquelas relacionadas ao plano de Deus para a humanidade e o ministério de Jesus Cristo e sua continuação através do Espírito Santo. É só ler a Bíblia crendo e dedicando um tempo para estudá-la, pedindo orientação a Deus, que a todos que o buscam lhes dá sabedoria. Melhor ainda se for através de uma família de fé, uma igreja firmada na rocha, que é o nosso próprio Senhor Jesus Cristo. Você precisa desenvolver uma vida devocional, valorizar as coisas espirituais em detrimento das materiais porque estas são efêmeras, passageiras e aquelas são eternas. Jesus ensinou no Sermão do Monte em Mateus 6:19-21 o seguinte “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.”

 O texto base da mensagem também nos instrui a andar na luz e não nas trevas, devemos renunciar os procedimentos secretos e vergonhosos, devemos lutar contra as tentações, fugir da prática do pecado consciente, não podemos enganar as pessoas nem torcer a palavra de Deus. Devemos viver para servir as pessoas e a Deus, assim como nosso Senhor Jesus Cristo, que mesmo sendo Deus, não se intimidou, humilhando-se a ponto de lavar os pés dos seus discípulos, o que era uma tarefa feita pelos escravos aos seus senhores. — Existe um ditado interessante que diz “Quem não vive para servir, não serve para viver”.

Uma outra coisa interessante que descobri em meus estudos é que a palavra adorar e louvar tem significados distintos nas línguas originais, embora sejam também sinônimos. Louvar é agradecer, exaltar e glorificar a Deus através dos nossos lábios, com cânticos, hinos e também com movimentos corporais, danças e instrumentos musicais. Já a Adoração tem o significado de serviço, é glorificar a Deus através das nossas atitudes no dia-a-dia, é doação, é a prática do evangelho, das boas obras, é praticar a verdadeira religião como descrita em Tiago 1:27 “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo.” Durante este período que dediquei ao estudo de capelania, pude perceber quanto é importante viver esta verdadeira religião também no cuidado com pessoas enfermas e seus familiares, levando alento e consolo, através das Escrituras e da Oração, mediante a Fé e a atuação do Espírito Santo. Pois nós devemos ser vasos consagrados ao Senhor. Para saber um pouco mais sobre a verdadeira religião podemos ler Romanos 12:1,2 “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento (ou da vossa mente), para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Podemos inferir deste texto que no primeiro versículo o Culto Racional é a entrega de nossa vida completa a Deus, corpo, alma (mente, emoções e a vontade que é o nosso livre arbítrio, as nossas decisões que controlam as ações que realizamos através do nosso corpo) e o espírito que nos faz semelhantes ao nosso Criador e templo do Espírito Santo, que habita nas pessoas que creem em Cristo e experimentam a conversão genuína que é o novo nascimento. Já no segundo versículo está escrito que não podemos nos conformar com o mundo. Não é muito difícil de compreender uma verdade bíblica sobre o sistema deste mundo, que ele foi degenerado pelo pecado e jaz no maligno (1 João 5:19). Quer dizer que existe outro oleiro, Satanás, que quer nos moldar de acordo com os valores deste mundo e que muitas vezes se apresenta como anjo de luz (que é o significado de Lúcifer, seu verdadeiro nome) o termo satanás significa adversário, inimigo.

Você pode escolher ser um vaso para a desonra e viver de acordo com os valores e princípios deste mundo, sobre o controle do pecado e do diabo. Ou buscar renovar o seu entendimento com o conhecimento de Deus e de Cristo, para experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus e ter a sua vida transformada como um vaso para honra. Em João 17:3 podemos ler o conceito de vida eterna, segundo as palavras de Jesus: “E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” Ou seja, é ter um relacionamento íntimo com o Deus e o Seu Filho e buscar conhecê-los melhor. E o jeito mais fácil de fazer isso é lendo as Escrituras Sagradas, e orando pedindo discernimento e a iluminação do Espírito Santo e buscando ajuda com outras pessoas comprometidas com Reino dos Céus e o seu ministério, que exercitam os seus talentos, conhecimento e dons espirituais que receberam de acordo com a vontade de Deus. Quando aceitamos a Cristo como Senhor e Salvador, somos selados com o Espírito Santo (Efésios 1:13 e 14 diz: “Vós estais em Cristo, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória.”).

Enfim, o texto de II Coríntios 4:7 – Diz temos dentro de nós, que é a luz de Cristo, que nos deu livre acesso a Deus através do seu sacrifício remidor e a presença do Espírito Santo que nos leva à santificação e por consequência a salvação eterna além de milhares de outros benefícios espirituais de um Deus trino que é Onisciente, Onipotente, Onipresente e Eterno como as promessas que Ele deixou registradas na Bíblia e que é fiel pra cumprir todas elas como sempre fez, ao longo da história da humanidade e continuará fazendo. Mas este tesouro é de tão grande valor, que só pela misericórdia de Deus, pode habitar dentro de nós, singelos vasos de barro, que podemos cair e quebrar, por causa dos nossos pecados, mas que já foram pagos por Jesus. Mediante o seu sacrifício no calvário, o oleiro divino pega os nossos pedaços, com o Fogo do Espírito nos transforma em argila novamente, pois ele não rejeita um coração arrependido, quebrantado e contrito, Ele tem poder para agir em nossas vidas e nos fazer um vaso novo, nos dar uma nova perspectiva e nos encher novamente. Toda a glória, todo o louvor e toda adoração sejam dedicadas ao nosso Único e Amoroso Deus, pois só Ele é digno. Nós somos apenas instrumentos, somos apenas ferramentas, somos apenas vasos e precisamos de Jesus e do Espírito Santo para termos uma vida abundante, mesmo nas dificuldades.

Nós devemos realmente aprender a valorizar a palavra de Deus ao estudar as Escrituras, a Bíblia é um livro sagrado e merece o respeito devido por se alto intitular a Palavra de Deus. Não devemos ser fracos no entendimento. Jesus disse: “Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.” Mateus 22:29 – Ou seja sem conhecer a Palavra de Deus, não vamos conhecer a verdade sobre Ele e nem experimentar o Seu poder.

A Bíblia é o livro dos livros, o mais traduzido e lido no mundo, mas existe ainda muita gente que não tem acesso a nenhuma parte deste livro maravilhoso, e muitas outras que tem acesso apenas a pequenas porções das escrituras, sem falar nas diversas nações e culturas que proíbem a sua leitura. Este livro foi o primeiro livro a ser impresso em gráfica e a sua história desde a sua inspiração até os dias de hoje é apaixonante, pela maneira como Deus inspirou pessoas para registrar o seu conteúdo, aproximadamente 40 homens, e pelo período de sua formação, em torno de 1500 anos. Além disso Deus usou milhares de pessoas para manter este livro ao longo dos séculos e para traduzí-lo em diversos idiomas, não temos hoje nenhum dos documentos autógrafos (os originais), mas muitos manuscritos e achados arqueológicos corroboram a veracidade do seu conteúdo e a integridade deste livro tão precioso e de sua autoridade, tanto didática, como histórica e profética. A bíblia (cujo significado é biblioteca) possui 66 livros, 39 no Velho Testamento e 27 no Novo Testamento. Em 2 Timóteo 3:16 lemos que “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça”. A Bíblia fala por ela mesma.

O tema central da Bíblia é Jesus Cristo, mesmo que o seu nome não apareça no Velho Testamento, a primeira profecia sobre a sua vinda e a sua missão se encontra no livro de Gênesis 3:15. Muitas pessoas pagaram com a sua própria vida para “renunciar aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usando de engano nem torcendo a palavra de Deus. Pelo contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendaram à consciência de todos, diante de Deus” II Coríntios 4:2 (adaptado) – À partir do próprio Apóstolo Paulo, que foi preso muitas vezes, sofreu naufrágio, padeceu necessidades, foi torturado pelo menos duas vezes, mesmo sendo cidadão romano, sofreu perseguição e tentativas de assassinato e por fim morreu decapitado, deixando seu testemunho como legado e 13 epístolas no Novo Testamento. Para citar outro exemplo temos o Apóstolo Pedro, que deixou duas cartas I e II a Pedro, foi perseguido, intimidado e acusado muitas vezes, também foi preso e morto numa cruz de cabeça para baixo, por recusar sofrer a mesma morte do Senhor Jesus. Todos os Apóstolos de Jesus que deram início à igreja de Cristo tiveram uma morte terrível, com exceção de João que morreu de velhice, talvez de alguma enfermidade. Mas também foi prisioneiro e chegou a trabalhar como escravo em serviços forçados. Um dos apóstolos eu não encontrei o registro de como foi a sua morte em minhas pesquisas, mas não me lembro qual no momento.

Se continuarmos a história da igreja cristã, descobriremos milhares de cristãos verdadeiros de diversas denominações, inclusive da nossa (na Idade Média denominados anabatistas) . foram vituperados e morreram como mártires por causa do seu ministério de pregar as verdades divinas, sem desanimar, sem desistir e sem se dobrar ao império romano e as demais autoridades políticas e eclesiásticas da época que perseguiam os verdadeiros cristãos e depois ainda mais severa a perseguição durante a “Santa Inquisição” promovida pela Igreja Católica Apostólica Romana. Milhões enfrentaram mortes terríveis mas não negaram as verdades da Palavra de Deus nem a Cristo como seu Senhor e Salvador. Isso sem falar nos milhares de judeus que morreram no deserto (uma geração inteira) e depois em Canaã durante a revelação de muitos livros dos escritos do Velho Testamento, para que pudéssemos entender a missão de Cristo e compreender melhor o Novo Testamento. Se você tem uma Bíblia, valorize-a, se conhece alguém que não tem dê uma de presente, se você não tem, compre uma e dedique-se a Leitura e peça a Deus para que o Espírito Santo tire as escamas dos seus olhos, como fez com Paulo, de maneira que você passe a compreender as mensagens das sagradas letras, ter o discernimento espiritual, aplicá-las em sua vida e viver segundo a vontade de Deus. Existe um ditado que diz o seguinte: “Ou este livro, a bíblia, afasta você do pecado, ou o pecado afasta você deste livro!” – Não deixe isso acontecer, em Mateus 6:33 está escrito “Buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.” No contexto aqui do Sermão da Montanha Jesus estava falando sobre essas coisas: alimentação (comida e bebida) e vestuário, mas em um sentido geral podemos compreender que Ele supre todas as nossas necessidades.

Você precisa tomar a decisão de dedicar a sua vida a Deus através de uma adoração (ou culto racional) com todo o seu ser, para experimentar a Sua boa, perfeita e agradável vontade. E isso acontece quando você coloca a sua existência em Suas mãos para ser um instrumento, uma ferramenta, um vaso de barro para ser cheio do Espírito Santo – Este é o bem mais precioso que qualquer ser humano pode experimentar neste mundo.

“Quem se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, pois eu sou o SENHOR, que pratico a fidelidade, o direito e a justiça na terra, porque me agrado dessas coisas, diz o SENHOR.” (Jeremias 9:24)

Autor: Ricardo Ramos Rezende
Bacharel em Teologia pela Universidade da Bíblia
Administrador Geral do Instituto Bíblico Teológico

Gostou do Nosso Site?! Compartilhe: