BREVE HISTÓRICO E APRESENTAÇÃO DO MOVIMENTO JOVENS LIVRES

O Movimento Jovens Livres é uma Instituição Filantrópica, Evangélica, interdenominacional, reconhecida de utilidade pública, sem fins lucrativos, que visa recuperar toxicômanos e alcoólatras, registrada no Cartório de Pessoas Jurídica sob nº 1.180 em 24/04/71 – Inscrita no CNPJ (MF) 01.664.267/0001-46. Registrado no Conselho Nacional de Serviço Social sob o nº233095/71, em 10/10/72, de utilidade pública municipal (Lei 4.459 de 20/07/71) Estadual (Lei 7.615 de 30/11/72) e Federal (Lei 86.238 de 30/07/81). Fundada em Abril de 1968, é a primeira casa de recuperação de toxicômanos do Brasil. Foi organizada juridicamente em 28 de Abril de 1971, portanto, completando seus 47 anos de existência. 

Nosso trabalho começou ajudando um jovem em 1968 a pedido de sua mãe em desespero. Ele já havia passado por várias clínicas e estava condenado pelos médicos. Ana Maria cuidou dele levando-o para a casa de sua irmã mais velha, onde ele conheceu a Jesus Cristo através da Bíblia. Ele foi liberto das drogas e hoje vive bem em São Paulo. O trabalho é pioneiro no Brasil. O nosso lema é amar e orar. Até adquirirmos a estrutura que temos hoje, a comunidade terapêutica funcionou em vários lugares, até mesmo na casa dos fundadores.

Considerando-se o crescimento desordenado de usuários de psicotrópicos, entorpecentes, drogas e similares, aceitamos o desafio de combater este mal. Nossa motivação é ajudar o toxicômano e alcoólatra a sair do mundo das drogas, pois cremos que a esperança de uma nova vida é para todos. Esse trabalho é o amor de Deus em ação, onde buscamos o necessitado, cuidamos dele, e o devolvemos à sociedade liberto das drogas.    A metodologia de recuperação principal é o “Evangelismo”, cura e libertação. Nos casos necessários, são encaminhados ao atendimento médico e psicológico através de uma equipe médica que voluntariamente se dispõe aos acompanhamentos necessários.             .

Nossos principais objetivos

Nossos principais objetivos são os seguintes: Recuperar integralmente os usuários de drogas, e reintegrá-los à sociedade; Auxiliar, acompanhar e preparar a família do recuperando; Fazer profilaxia social à toxicomania; Oferecer ensino Educacional e profissionalizante; Formar pessoal especializado no combate à toxicomania. Sendo que esses dois últimos acontecem no Seminário Evangélico Jovens Livres, situado no Mato Grosso.  Atendemos jovens e adultos da idade de 19 anos para cima de todas as classes sociais e regiões do Brasil.

            Trabalhamos atualmente em três frentes de trabalho: a recuperação do toxicômano em si, o que acontece em nossa Comunidade Terapêutica Movimento Jovens Livres; a formação específica de obreiros para esse trabalho de recuperação, o que acontece em nosso Seminário Evangélico Jovens Livres – Mato Grosso; e, o apoio das igrejas, que receberão o recuperado para ser fortalecido e voltar ao vale dos perdidos para buscá-los, e também,  a aliança com essas igrejas para nos subsidiar e auxiliar com trabalhos voluntários.

 

 

A Estrutura Física do MJL

A estrutura física do MJL é também dividida em quatro partes: 1) Sede administrativa construída em uma área de 1.350 m2, situada a Rua 7 nº 290 – Parque Industrial de Goiânia. 2) Gênesis, o Centro de Triagem e preparação para entrada no programa interno. Construído em uma área de 150 m2 a Rua L-14 nº 150 – Bairro Feliz. 3) Internato, um complexo dividido em 2 partes, sendo que uma parte abriga a fase inicial do programa: Grupos Esperança e Renascer; e a outra parte abriga a fase final do programa:  Grupos Nova Vida e Andar na Luz; construída em uma área de 17.594 m2 – Situada a Rua “A” Chácara 2 – Conjunto Riviera – Goiânia-GO.

            1) Sede Administrativa – onde funciona toda a parte administrativa,  organização, almoxarifados da instituição. Atualmente estamos em fase de reestruturação. Toda a parte de documentação, área trabalhista, prestação de contas e contabilidade está sendo revista e enquadrada nos padrões da Lei. Todos os contatos sobre doações, ofertas, desejo de nos ajudar, conhecer mais a obra e etc. são feitos nesse local com Antonio César de Almeida Junior através do fone  – 3261-7368- 8130 3993 – 9246 9604 –  3261 4152.

2) O Centro de Atendimento e Triagem – GÊNESIS – realiza um programa externo de preparação para entrar no programa interno ou apenas continuar no programa externo (dependendo do caso). O programa consiste em (1) entrevistas, aconselhamento, acompanhamento, estudos bíblicos e triagem do dependente até a data de entrada no programa interno; (2) acompanhamento, aconselhamento e estudos bíblicos com as famílias dos dependentes/usuários de drogas e álcool que estão internos; (3) trabalho de cura e libertação, aconselhamento daqueles que não têm necessidade do programa interno.

O Programa de Recuperação

O Programa de Recuperação Interno é dividido em fases, para que a cada fase ele receba o alimento e cuidado necessários nas dosagens corretas. Cada fase terá suas características próprias: suas instalações, seu programa bíblico e sua forma de acompanhamento.

              1ª. Fase – 4 meses:

                   – Grupo Esperança (1 mês) – quando o aluno chega e há esperanças de que venha a ter um encontro com Cristo e nascer para uma nova vida. É ainda a fase no útero.

                   – Renascer (3 meses) – quando esperamos que ele tenha nascido, ou venha a nascer, para a vida que Cristo oferece, e tenha todos os cuidados que um recém nascido precisa.

               2ª Fase – 5 meses

                   – Nova Vida – é como a infância espiritual, tempo de formação do homem interior em bases sólidas, quando estará se firmando na nova vida em Cristo.

               3ª Fase – 2 meses

                   – Andar na Luz – é como a adolescência e maturidade espiritual, tempo em que começará gradativamente a andar sozinho, preparando-se para a vida que virá, andando na luz de Cristo.

            4) Fazenda Maranatha

 

                 O programa tem uma duração de no mínimo 11 meses em regime interno, e é assistido por um corpo de Obreiros voluntários com tempo integral com capacitação ministerial. Faz parte também do programa, atendimento ambulatorial e trabalhos como terapia ocupacional e preparação para reintegração social.

             Esta Instituição é mantida através de ofertas, contribuições, subvenções (com órgãos judiciais) e quaisquer outras formas de doações de pessoas físicas e jurídicas e, por rendimentos próprios – mantenedores e ofertas voluntárias. Estas doações são de naturezas diversas como: dinheiro, alimentos, roupas, calçados, móveis e semoventes. O programa é gratuito, ou seja, os internos não pagam qualquer taxa ao Movimento Jovens Livres.                                                                     

 

Gostou do Nosso Site?! Compartilhe: